Teatro de Sombra 2025

 


Mídias da realização do projeto.


Postado por: Assistente em biblioteca Rodrigo Acunha.

Visualizador de Corpo Humano (anatomia 3D) online

A muito tempo postei essa ferramenta para uso em sala de aula, e relembrando dela, decidi verificar se ainda estava ativa e funcionando. Para minha grata surpresa sim, e ainda de forma gratuita, então resolvi repostar.

Explore um modelo 3D detalhado do corpo humano. O Zygote Body usa WebGL e toca diretamente na GPU para acelerar a renderização de cenas 3D. Dê uma volta e aprenda sobre diferentes camadas de anatomia movendo o controle deslizante ou ligando e desligando camadas com os botões. Não tem certeza de onde está alguma coisa? Experimente a caixa de pesquisa! Google, Inc. foi o criador original deste projeto. Agora é mantido pela Zygote.

A ferramenta está em inglês, mas aceita a tradução pelo navegador, se não ocorrer automaticamente a tradução, clique com o botão direito na página e selecione "Traduzir para o português".

Clique aqui para acessar a ferramenta. 

Ao clicar no link acima, abrirá nesta área após carregamento.


No canto superior esquerdo tem as ferramentas de navegação, mas é melhor utilizar o mouse, e no pequeno menu em azul, tem as opções do modelo 3D.


Mas é nesta barra também na lateral que a mágica acontece, você pode utilizar a barra deslizante para modificar os modelos como esta, mas recomendo modificar o controle clicando na última opção, como mostrado abaixo.

Troque da opção de um traço.

Para os dois traços clicando em cima, isso irá individualizar os controles por tipo de tecido, podendo isolar ou combinar entre eles.


Por exemplo, deixar só o controle dos músculos ativos.


Ou combinar por exemplo, Órgãos e Sistema Circulatório.

Clicando onde desejado, a parte ganha destaque e o nome aparece, como exemplo destaquei o fígado. Lembrando que a página deve estar traduzida.

Fica a dica de um ótimo recurso para se usar em aula.


Postado por: Assistente em biblioteca Rodrigo Acunha.

Portal da TV Brasil

Prezado (a) Professor (a), descubra uma fonte de recursos para a sua sala de aula!

A tarefa de cativar a atenção dos alunos e enriquecer o aprendizado vai muito além dos livros didáticos. Pensando nisso, o portal da TV Brasil, disponível em https://tvbrasil.ebc.com.br/, é uma ferramenta poderosa e gratuita, que pode apoiar você no dia a dia da educação.

O site oferece um acervo digital vasto e confiável, ideal para complementar suas aulas de forma criativa e dinâmica.

O que o portal TV Brasil oferece para a sua prática pedagógica?

Conteúdo Multimídia para Todas as Disciplinas: Encontre documentários, reportagens e programas que dão vida a temas de história, geografia, ciências, artes e muito mais. Use-os como ponto de partida para debates, projetos e atividades em sala de aula.

Recursos para o Ensino Fundamental I e II: O portal possui materiais específicos para diferentes faixas etárias. A TV Brasil Animada, por exemplo, oferece séries e curtas educativos com linguagem lúdica e segura, perfeitos para os alunos menores. Clique aqui para ir a TV Brasil Animada.

Apoio ao Aprendizado Lúdico: Assista a programas sobre cultura brasileira, meio ambiente e cidadania que tornam o aprendizado divertido e engajador, ajudando a desenvolver o senso crítico e a curiosidade das crianças.

Acesso Gratuito e Flexível: O portal é uma biblioteca de conteúdo on demand. Isso significa que você pode acessar episódios de programas a qualquer momento, facilitando o planejamento de suas aulas e a busca por materiais de apoio.

Convide seus alunos a explorar o portal ou utilize os programas como parte de seus planos de aula.

Acesse agora mesmo e descubra um universo de possibilidades em https://tvbrasil.ebc.com.br/!

Segue como exemplo o link com um bom vídeo do portal sobre a importância da higiene bucal.

https://tvbrasil.ebc.com.br/meninomaluquinho/episodio/fome-de-doce

Sinopse:

Tema: alimentação, nutrição, excesso de açúcar, higiene bucal, cárie

Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho só queria comer doce e, por isto, acabou tendo uma cárie. Sua mãe passou a controlar sua alimentação, mas ele seguiu roubando doce. Só quando passou mal, entendeu o valor da comida. 

Aos 10 anos, o Maluquinho só quer comer certas coisas de determinadas formas. Num jantar japonês ele acaba tendo de enfrentar um peixe cru e acaba adorando. 


Postado por: Assistente em biblioteca Rodrigo Acunha.


Postagens mais visitadas.