18/06/2026

Encerramento do Blog!


 

Comunicado Importante: Um Ciclo se Encerra, a Missão Continua

Prezada comunidade escolar, professores e leitores,

Em cumprimento às novas diretrizes administrativas e determinações legais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), informo que o blog da nossa biblioteca encerrará as suas atualizações públicas. O histórico de postagens construído até a data de 17/09/2025 será mantido como um acervo digital permanente de consulta para todos.

Embora, por motivos de força maior, não seja mais possível exibir publicamente as fotos, projetos e atividades que realizamos com os alunos, queremos assegurar a cada um de vocês que as ações técnicas, lúdicas e o acolhimento dentro do espaço da biblioteca não irão parar.

O trabalho continuará sendo desenvolvido nos bastidores com o exato mesmo empenho, zelo e profunda dedicação que este arquivo atual e o histórico anterior sempre demonstraram. Afinal, as telas mudam, mas a minha missão de transformar vidas através da leitura permanece inabalável.

Acima de tudo, meu trabalho não é apenas uma função administrativa, mas uma vocação que exerço com o coração: tudo o que é feito neste espaço é desenvolvido com dedicação, responsabilidade e, acima de tudo, pela honra e glória de nosso senhor Jesus Cristo.

Agradeço imensamente a todos que acompanharam, visitaram uma vez apenas e apoiaram a nossa jornada digital. As portas físicas da nossa biblioteca continuam abertas para acolher cada estudante com o mesmo empenho de sempre.

Com gratidão e bênçãos,

Assistente em biblioteca Rodrigo Acunha.

15/09/2025

Educação Vem de Casa, Mas a Escola É Exemplo! Pensando educação cultural e cidadania na Biblioteca Poeta Manoel de Barros

 Existe um mito: que o Japão “proibiu provas”.

Não é verdade.

Nos primeiros anos do ensino fundamental, especialmente até o 3º ano, há menos exames formais e quase nenhum foco em ranking.

A prioridade é outra:

Formação de caráter.

Alunos aprendem a cumprimentar, ouvir, esperar a vez e respeitar colegas e professores.

Caráter antes de conteúdo.

Em muitas escolas japonesas, não há equipe de limpeza diária.

Os próprios alunos limpam:

Salas

Corredores

Refeitórios

Banheiros

A prática se chama souji.


Imagem Gerada com I.A.

Não é punição.

É rotina.

A mensagem é simples:

O espaço é coletivo, a responsabilidade também.

Disciplina é construída cedo.

Pontualidade.

Organização.

Compromisso.

No PISA 2022, o Japão ficou entre os cinco melhores países em matemática, ciências e leitura, entre mais de 80 sistemas avaliados.

Apenas uma pequena parcela dos alunos foi classificada como de baixo desempenho nas três áreas - uma das menores taxas do mundo.

Quando as provas mais rigorosas chegam, a partir dos anos seguintes, a base já está formada.

Concentração.

Persistência.

Trabalho em grupo.

Mas o modelo não é perfeito.

No ensino médio, a pressão por exames de admissão às universidades é intensa.

A Competição por boas vagas também se deve ao alto índice populacional do Japão, que está em declínio, mas ainda não se refletiu na baixa das jornadas exaustivas.

O próprio Japão enfrenta debates sobre estresse acadêmico e excesso de trabalho.

Ainda assim, a lógica estrutural chama atenção:

Primeiro formar comportamento.

Depois medir desempenho.

Nos negócios, cultura precede resultado.

Empresas que constroem disciplina e responsabilidade antes de metas tendem a sustentar performance no longo prazo.

A pergunta é inevitável:

Estamos tentando medir demais - antes de construir base?

Fonte: @update.diario para não perder a próxima.


Reflexão: Será que no nosso país, estamos evitando formar cidadãos na base das escolas públicas e isso se reflete na sociedade? Na realidade atual, com exceções é claro, alunos e pais não são cobrados nem de trazer o material correto do dia na mochila, dever de casa para fixar o conteúdo de sala se tornou opcional trazer pronto de casa, respeito de forma geral virou tabu, cobrar um mínimo de responsabilidade de pais e alunos virou exagero. Como nossa sociedade brasileira melhorará assim?


"O livro ensina a ler o mundo, mas é a disciplina que nos ensina a viver nele. Sem a base do respeito e da responsabilidade, a educação se torna apenas papel pintado."

 Postado por: Assistente em biblioteca Rodrigo Acunha.

Postagens mais visitadas.